Espectáculo gratuito a 8 de Março sobre uma “história esquecida das mulheres”

A artista visual RitaGT prepara-se para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a 8 de Março, com um espectáculo gratuito online transmitido através do YouTube. Intitula-se Unearthing e vai estar no ar às 18h00 (hora de Lisboa) no endereço www.youtube.com/YSPsculpture. A partir do dia 9, fica disponível na página do Yorkshire Sculpture Park (YSP), museu britânico que encomendou este trabalho à artista portuguesa (nascida em 1980 no Porto).

Unearthing “afirma-se um acto de reconhecimento, de desenterrar, da história esquecida das mulheres que durante a era colonial foram obrigadas a deixar as suas terras, as suas casas e a emigrar para vários pontos do mundo”.

Trata-se de uma performance vocal e de movimento, com a participação de 23 mulheres do grupo tradicional Cantadeiras do Vale do Neiva e também das bailarinas Piny e Isa Santos. O cenário é o espaço da antiga Fábrica de Louça de Viana do Castelo, cidade onde RitaGT vive e trabalha actualmente.

RitaGT é reconhecida por trabalhos sobre a memória, a identidade e a defesa dos direitos humanos. Desta vez, junta os cantares e a cerâmica, símbolos da história portuguesa e do trabalho doméstico e rural. “Em Unearthing, a artista prossegue a sua investigação sobre as histórias pós-coloniais, o lugar das mulheres nas sociedades e a sua ligação à terra, particularmente através da argila e da cerâmica.”

Fotografia: Raquel Rocha

Comenta agora

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: