Filmes europeus gratuitos de 18 a 24 de Dezembro

O filme Corpus Christi – A Redençãode Jan Komasa, que esteve nomeado este ano para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro (em representação da Polónia), é um dos destaques do Lux Film Days Online, uma mostra de cinema europeu para ver gratuitamente na internet entre 18 e 24 de Dezembro.

Durante sete dias, o Lux Film Days Online apresenta sete filmes através da Filmin Portugal, plataforma de streaming dedicada ao cinema europeu e de autor. A iniciativa pertence ao Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, no âmbito do Prémio Lux de Cinema (galardão atribuído desde 2007 pelo Parlamento Europeu). O objectivo, segundo os organizadores, é o de “celebrar a União Europeia como espaço comum de liberdade criativa”.

Corpus Christi – A Redenção é a terceira longa-metragem do realizador polaco Jan Komasa e tem o actor Bartosz Bielenia no papel principal. Fala sobre sobre fé, religião, o indivíduo e a sociedade. Chegou às salas portuguesas em Fevereiro e agora pode ser visto em streaming.

A propósito do filme, escreveu o crítico de cinema Jorge Mourinha no jornal Público: “Inspirado num facto verídico, conta o caso de Daniel, um jovem em liberdade condicional que sonha ser padre, mas cujos antecedentes criminosos impedem a entrada num seminário. Mas que, confundido com um padre, acaba por substituir o pároco doente numa aldeia.”

Além desta, há mais seis propostas no Lux Film Days Online:

– Girl – O Sonho de Lara, de Lukas Dhont,
– Mulher em Guerra, de Benedikt Erlingsson,
– Sami Bloodde Amanda Kernell,
– Welcomede Philippe Lioret,
– A Minha Vida de Courgette, de  Claude Barras,
– O Inimigo da Turma, de Rok Bicek.

O acesso é livre até 24 de Dezembro, mas é necessário fazer o registo como utilizador na plataforma Filmin.

%d bloggers like this: